Pão Delícia demais!
Essa receita não tem leite nem ovos. Mas estamos agarrados nela há bastante tempo como a preferida!
1 e 1/2 copo de água
8 colheres (sopa) de grãos da sua preferência (quinoa, linhaça, chia, amaranto, gergelim... o que você tiver e gostar. Dica: chia e quinoa brancas e linhaça dourada tem sabor mais suave que as de outras cores.)
3 colheres (sopa) de açúcar cristal ou demerara
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo da sua preferência
3 copos de farinha de trigo branca (a comum)
1 copo de farinhas variadas. Aí o céu é o limite! Compro as farinhas (e os grãos citados acima) no www.reidascastanhas.com.br e vou enchendo o copo de medida com uma ou duas colheradas de cada farinha, conforme o que tem em casa: farinha de linhaça dourada, de quinoa, de chia, de batata doce, de amaranto, de beterraba, de grão de bico, de aveia, de arroz, de alguma castanha... Tem dia que só tem duas farinhas, vai meio a meio. Em geral temos todas essas aí vai um pouco de cada! As farinhas que ajudam o pão a ficar mais fofo são de linhaça dourada ou marrom, chia e quinoa.
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco (não é pó royal, não é fermento de bolo, é fermento pra pão! O mais comum é o fermento Fleischmann, tem o SAF também.)
Modo de fazer:
Adicione todos os ingredientes na ordem colocada acima na forma da máquina de pão. Coloque para funcionar no ciclo normal 1, quantidade de massa II (o maior pão que ela faz), massa de cor clara. E pronto! Em 3h seu pão estará prontinho ou programe para a hora que você acordar ou for chegar em casa! Pode ir fazer outra coisa enquanto isso!! Delícia!
Nos casos de programação é importante fazer um buraquinho na farinha já colocada na forma e despejar o fermento lá dentro para ele não começar a reagir com os líquidos antes da hora de começar a sovar a massa. Aqui somos fãs da máquina de pão da Britânia. Já conhecemos outras e não gostamos tanto. Eles também tem um manual fantástico com muitas receitas. Vale a pena procurar no Google. Essa receita partiu de um pão normalzinho do manual da Britânia e fomos inserindo grãos e testando, diminuindo a farinha branca até chegar num ponto ótimo para nós.
A cor do pão muda de acordo com as farinhas usadas, mas fica sempre top!
Bom apetite!
Comentários
Postar um comentário