Mousse de chocolate perfeita!

Mousse de chocolate perfeita!

Sem glúten, sem leite, sem ovos, sem alergênicos e com textura e sabor incríveis! 


A receita original foi encontrada por uma tia que cozinha super bem num vídeo do programa da Ana Maria Braga. Mas fiz seguindo exatamente o vídeo e não deu certo na primeira vez. Então abaixo descrevo o que fiz e foi um sucesso! A receita em si é muito simples. Se comprar o grão-de-bico em lata então... mas se preferir fazer em casa como eu, faça bastante aquafaba de uma vez que fica mais fácil depois!

Ingredientes:

200 ml de aquafaba gelada (aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico. Pode ser a água da lata de grão-de-bico ou a água que você cozinhou grão-de-bico na sua casa, mais detalhes desta última opção conto no final deste post)

1 colher de chá de essência de baunilha

2 colheres de chá de suco de limão coado

2 colheres de sopa de açúcar demerara ou cristal

280g de chocolate da sua preferência


Modo de fazer:

Coloque a aquafaba na tigela da batedeira com a pá que você usa para bater claras em neve.

Ligue a batedeira em velocidade média ou alta e não desligue mais até terminar. Nessa receita pode bater mais que não tem problema, a receita fica mais consistente, mas bater menos não pode!

Deixe bater a aquafaba sozinha por pelo menos 3 minutos.

Acrescente a essência de baunilha, o suco de limão e o açúcar com ela batendo.

Deixe bater mais 12 minutos no mínimo. Depois desse tempo, pode desligar a batedeira.


Enquanto isso derreta o chocolate em banho maria (coloque o chocolate numa panela e a panela dentro de uma assadeira com água no fogão) ou no microondas (a cada minuto misture bem o chocolate e se não tiver derretido totalmente, volte ao microondas mais um minuto).


Coloque 1/3 da aquafaba em neve em cima do chocolate derretido e misture delicadamente, se tiver, use um fouet (batedor de arame). Adicione o restante e misture com uma colher ou espátula, sempre delicadamente mantendo arejada a mistura.

Distribua em taças individuais, cubra com filme de pvc e leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir. Se quiser, decore com frutas, pedaços de chocolate ou hortelã na hora de servir.

Se você não aguentar e comer antes, ela estará deliciosa, mas sem estar totalmente cheia de bolinhas. Depois das 3 horas ela fica todinha com a textura de bolinhas de ar de mousse perfeita!


E a aquafaba que fiz em casa? 

É simples o processo.
Abri o saquinho de grão-de-bico, catei, coloquei numa tigela funda com bastante água (bem mais água do que o grão de bico porque ele incha), tampei e deixei na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, joguei a água fora de manhã e coloquei bastante água limpa e voltei para a geladeira.
À tarde joguei fora a água novamente escorrendo o grão-de-bico com uma peneira ou escorredor e coloquei na panela de pressão para cozinhar por aproximadamente 30 minutos com água nova.

Se você usar a panela de pressão elétrica, que quase não perde vapor durante o cozimento, coloque 2 dedos de água nova acima do nível do grão-de-bico.
Se você usar a panela comum aberta (sem pressão) ou a panela de pressão que vai ao fogão tradicional, que perde bastante água na forma de vapor durante o cozimento, coloque o grão-de-bico medindo a quantidade de xícaras e adicione a água de forma a totalizar o dobro de xícaras (ou seja, se colocar 4 xícaras de grão-de-bico para cozinhar, coloque 8 xícaras de água na panela de pressão tradicional).

Não pode adicionar sal, açúcar, ervas nem temperos durante o cozimento do grão-de-bico quando você quer aproveitar a aquafaba. Vai ter que temperar só depois.

Terminou de cozinhar? Quando a pressão aliviar, coloque o grão-de-bico e toda a água de cozimento junto com ele em travessas com tampa, ou use filme plástico para tampar. Se for dividir em várias travessas, mantenha um pouco de grão-de-bico e um pouco de água em cada uma para que o processo da substância mágica do grão-de-bico continue passando para a água.

Leve à geladeira. Pode comer o grão-de-bico enquanto isso! Mas tempere só no prato para não estragar a aquafaba. Depois de 48h na geladeira, separe o grão-de-bico do caldo com uma peneira.
Aqui coloquei a aquafaba numa jarra de suco e o grão-de-bico congelo em pequenas porções para consumir aos poucos.
Se não for utilizar toda a aquafaba de uma vez, também pode congelar em forminhas de gelo ou em travessas pequenas e descongelar à medida que precisar para as receitas. Se usar forminhas de gelo, depois que tiver congelado, tire os cubos de aquafaba e coloque em um saco escrito com caneta em uma fita crepe o que é e quando fez de volta no freezer, para desocupar as forminhas para outros usos.

Comentários