Fábrica de pão de mel - tudo de bom!

Pão de mel delicioso
sem leite nem derivados e sem soja
também pode ser sem glúten e sem ovo


O primeiro post sobre pão de mel está no link abaixo.
Aqui resolvi registrar ajustes na receita e descobertas de 1 mês e meio fazendo bolos de pão de mel para vender para um grupo de mães amigas muito queridas que os filhos são alérgicos a alguns ingredientes e estão em dieta com controle rígido para poder continuar amamentando. Amei passar esse tempo respirando o cheiro das especiarias várias vezes por semana. Cada bolo colocado no forno trazia alguém para a cozinha  perguntando que horas que ia ficar pronto e se ia poder comer, o que nem sempre acontecia :-)  O cheiro é realmente muuuitooo bom! 

O bolo que fez mais sucesso foi o que pronto com as 2 coberturas pesa aproximadamente 1kg. Assa numa forma redonda de mais ou menos 25cm de diâmetro. Vale muito a pena ter a forma de teflon (aquela revestida de preto) porque gruda muito menos, dá para desenformar mais rápido e não faz mal para a memória (alumínio quente em contato com o alimento é a pior coisa para o cérebro). Por isso aqui vou colocar as quantidades para fazer esse bolo descrito acima. 

A receita original é exatamente o dobro, nesse caso, é só dobrar os ingredientes e assar em uma fôrma de 35cm de diâmetro aproximadamente. Ele pronto com as duas caldas fica com quase 2kg.

PARA A MASSA

Ingredientes
*½ xícara (chá) de açúcar (cristal ou demerara)

*½ xícara (chá) de mel

*1 colher (sopa) de margarina Becel azul ou manteiga de côco. Atenção Becel azul não contém leite, mas contém óleo de soja. Se for usar manteiga de coco tem que aquecer em banho Maria para ela voltar a ficar mais cremosa e bem misturada.

*1 ovo ou se não puder ovo, coloque em um copo 1 colher (sopa) de farinha de linhaça ou de farinha de chia e 3 colheres (sopa) de água. Misture bem e deixe descansar no mínimo 30 minutos antes de começar a receita. Tenho obtido melhores resultados com a farinha de chia.

*1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo ou a mesma medida de FSG (farinha sem glúten da marca Aminna ou semelhante, é uma farinha já misturada nas proporções certas de farinhas de arroz, batata e mandioca para substituir em bolos usando as mesmas medidas e dar certo - não serve para fazer pão -). Se puder trigo mas não puder soja, a única farinha de trigo sem traços de soja vendida em Brasília com preços normais é da marca Cristal da empacotadora Marx (tem que conferir a empacotadora na lateral da embalagem porque a mesma marca empacotada em outro lugar pode ter contaminação de soja), costuma encontrar na Super Adega, Sams, Atacadão dia a dia.  Existem outras marcas sem soja em lojas de produtos naturais mas bem mais caras.

*½ xícara (chá) de leite de côco ou de arroz ou de aveia ou de castanha... qualquer leite vegetal que você gostar. Tenho preferido usar leite de côco da marca Ducoco, mas se você prefere outro leite vegetal, temos encontrado uma marca Isolabio, pela metade do preço de outros lugares, vendida nas lojas do supermercado Pão de Açúcar ou no site do Pão de Açúcar Delivery.

*½ colher (chá) de noz-moscada moída/em pó

*½ colher (chá) de cravo-da-índia em pó

*½ colher (sopa) de canela em pó

*½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio

*margarina Becel azul ou óleo que você preferir (exceto de soja) para untar a fôrma

*farinha de rosca para enfarinhar a fôrma (Sim! Farinha de rosca! O resultado é incrível! Se você não puder glúten existe farinha de rosca feita a partir de biscoito de arroz nestas lojas de produtos naturais. No aperto ou na pressa, a farinha de trigo ou a FSG também servem... mas para desenformar especialmente acho melhor usar alguma de rosca que você possa)

Se tiver dificuldade para encontrar as especiarias, o Empório Sírio Libanês (304 sul) sempre tem tudo moído. Outras opções são Pão de Açúcar Delivery, La Palma (404 norte ou 413 sul), Oba (vários endereços), 312 frutas (312 norte) ou Hortifruti (QI 3 do Lago Norte). O mais difícil de encontrar moído é o cravo. E comprar para moer em casa em quantidade não deu certo.

Os outros ingredientes diferentes são vendidos em lojas de produtos naturais em Brasília como Mundo Verde, Bio Mundo, Bioon, Shizen, em frutarias que tem uma mercearia junto...  Na Super Adega também tem muitas coisas com preços bons.

Modo de Fazer
1. Preaqueça o forno a 190°C. Unte uma assadeira (usei uma redonda de teflon com 25 cm de diâmetro e 4 cm de altura) com margarina Becel azul ou óleo e polvilhe com farinha de rosca.

2. Na tigela da batedeira, junte o açúcar, o mel, a margarina e o ovo (ou a mistura feita de chia ou linhaça) e bata muito bem.

3. Em seguida, acrescente alternadamente a farinha e o leite, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e depois ½ xícara (chá) de farinha. Depois de misturar bem a última adição, pare de bater.

4. Junte o bicarbonato e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula ou uma colher.

5. Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.

6. Deixe assar o tempo todo a 190°C. Nunca abra o forno com bolo antes de 20 minutos para não ficar com bolo solado! Só faça o teste do palito depois disso. Coloque um alarme no celular para apitar para não perder o tempo!

7. Para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho de dente de madeira em vários pontos lá no meio do bolo. Se o palito sair sem massa grudada, o bolo está pronto. Aqui ele tem ficado em torno de 30 minutos no forno, mas cada forno é diferente por isso após os primeiros 20 minutos fique de olho e faça o teste do palito quando precisar.

8. Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira para descolar o bolo e então desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).

9. Cubra o bolo com uma ou várias das coberturas de chocolate sugeridas abaixo. Se você não puder chocolate, sem cobertura ele também é muito gostoso!
Só mexa com as caldas depois que o bolo estiver frio, desenformado e furado com o garfo por cima para a calda entrar. Se quiser adiantar, no máximo separe os ingredientes e já coloque-os nas panelas, mas não acenda o fogo porque elas não são boas de mexer depois que esfriam. Tem que jogá-las por cima do bolo ainda quentes, imediatamente depois de prontas.
Nos bolos de pão de mel que fiz para vender fiz primeiro a cobertura 1 e depois coloquei a 2 por cima. Nesse caso preparei a calda 1 apliquei no bolo e só depois acendi o fogo para cozinhar a calda 2 e colocá-la por cima.


PARA A COBERTURA - Opção 1

Ingredientes
*3/4 xícara (chá) de açúcar
*2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou cacau em pó (Aquele Nestlé dos dois frades não tem leite nem soja)
*1 colher (sopa) de margarina Becel azul ou manteiga de côco
*1 xícara (café) de leite de côco, de aveia ou de arroz, de castanha ou qualquer outro leite vegetal
*1 xícara (café) de água

Modo de fazer
Fure o bolo assado em vários lugares com a ponta de um garfo depois de desenformado. Eu furo muuito o bolo para a calda entrar. Vou fazendo fileira de furinhos espaçados no máximo 1cm.
Junte todos os ingredientes em uma panela e misture antes de acender o fogão. Leve ao fogo até ferver, mexendo algumas vezes. Se deixar ferver pouco tempo a calda fica mais líquida depois que esfria. Se deixar ferver mais, ela cristaliza em cima do bolo e cria uma camada crocante.
 Despeje a calda quente por cima do bolo.

Uma opção mista é deixar a calda no fogo só até começar a ferver com bolhas grandes, aí tira e joga por cima do bolo furado com o garfo em vários pontos e pincela as laterais, assim, mais rala, ela entra mais para o bolo ficar molhadinho. Aí volta o que sobrar da calda para o fogo e ferve bastante para ela ficar grossa. Quando coloca no bolo essa última parte cria a crosta crocante. Hummmmm


PARA A COBERTURA - Opção 2

Ingredientes
*250 ml de leite de côco ou outro leite vegetal
*1 colher (sopa) de cacau em pó ou chocolate em pó
*2 colheres (sopa) de açúcar
*1 colher (sopa) de farinha de trigo ou FSG (farinha sem glúten da marca Aminna ou semelhante)

Modo de fazer
Fure o bolo assado em vários lugares com a ponta de um garfo depois de desenformado. Eu furo muuito o bolo para a calda entrar. Vou fazendo fileira de furinhos espaçados no máximo 1cm.
 Se for colocar essa calda por cima da calda 1 não fure o bolo novamente não :-)
Misture todos os ingredientes antes de acender o fogão e leve ao fogo misturando sempre o fundo para não grudar, até engrossar.
Despeje a calda quente por cima do bolo.
Essa calda tem que despejar de uma vez e não mexer mais para criar uma superfície bonita. Se ficar colocando aos poucos e mexendo ela fica toda remendada, gostosa, mas meio feia....
Essa calda faz com que o bolo fique mais molhadinho na hora de comer e faz o papel do recheio do pão de mel comprado sem precisar cortar o bolo ;-)


PARA A COBERTURA - Opção 3
Desenformar o bolo ainda quente e colocar por cima chocolate ralado. O chocolate derrete em contato com o bolo quente e fica uma delícia.
As marcas de chocolates sem leite são Tnuva, Ouro Moreno (vende no site do mesmo nome até já triturado em pacotes de 500g), Callebaut 805 (vende na loja Festiva na Asa Sul barras de 5kg), Only4 e outros.

Para quem pode ovo, os suspiros dão um charme na decoração.
O granulado da marca Dori não tem leite, tem apenas lecitina de soja.
As gotas de chocolate da marca Ouro Moreno também ficam bonitas por cima. Esse chocolate é puríssimo, sem traços de nada e bem gostoso.
Se for colocar morango é melhor colocar no entorno do bolo só porque ele acaba soltando caldinho e dá uma raleada na calda naquela região.

Abaixo fotos de vários bolos feitos e entregues ou apenas para teste.









Comentários