Pão de mel

Pão de mel
sem leite nem derivados

Pão de mel é tudo de bom, né?!
Toda vez que coloco alguma receita com especiarias no forno, 1 minuto depois me arrependo de não ter entrado no forno junto. O cheiro é bom demais!!! Como pode? Enquanto assa, o cheiro é mais gostoso do que o sabor depois de pronto.
Nessa hora entendo perfeitamente o que aconteceu com o João Ratão, que caiu na panela de feijão da estória da Dona Baratinha... Eu cairia numa fôrma com alguma massa com canela, noz-moscada, cardamomo e cravo fácil fácil! Também compreendo a busca por especiarias dos nossos colonizadores. Já pensou o tanto que eles se arriscavam para buscar estas coisas do outro lado do mundo? Ahhhh... vale a pena!
Mas vamos à receita. Estava procurando há bastante tempo uma receita de pão de mel que fosse gostosa e não levasse leite condensado na massa. Não consigo digerir os produtos de soja que muita gente usa para substituir leite e derivados, então não dá para colocar leite condensado de soja. Procurei até achar esta receita, adaptada do panelinha.com.br. Um site excelente!
As adaptações foram:
1 - Trocar o leite de vaca que vai na massa por leite de arroz, ou de aveia. Outra opção é substituir por 3/4 da medida de água e 1/4 de leite de côco, que é mais fácil de achar nos mercados.
Os leites de arroz e de aveia são vendidos em lojas de produtos naturais em Brasília como Mundo Verde, Shizen, em frutarias que tem uma mercearia junto, como a 312 frutas... Também temos encontrado uma marca Isolabio, pela metade do preço destes outros lugares, vendida nas lojas do supermercado Pão de Açúcar ou no site do Pão de Açúcar Delivery.
2 - Substituir a cobertura da receita original por uma cobertura adaptada de um bolo que minha mãe faz.
Para quem pode comer de tudo, a receita original está em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=478

Abaixo a receita adaptada, sem leite nem derivados... e muito bom apetite!
Que em 2016 tenhamos mais pão de mel!!!!!

PARA A MASSA

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de mel
2 colheres (sopa) de margarina Becel azul em temperatura ambiente
2 ovos 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
1 xícara (chá) de leite de arroz ou de aveia (ou 3/4 de xícara de chá de água e 1/4 de xícara de chá de leite de côco)
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de noz-moscada moída/em pó
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
margarina Becel azul e farinha de rosca para untar e enfarinhar (Sim! Farinha de rosca! O resultado é incrível!)

Se tiver dificuldade para encontrar as especiarias, tente no Pão de Açúcar Delivery, La Palma (404 norte ou 413 sul), 312 frutas (312 norte) ou Hortifruti (QI 3 do Lago Norte) ou Empório Sírio Libanês (304 sul).

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira (usei uma redonda com 35 cm de diâmetro e 6 cm de altura) com margarina Becel azul e polvilhe com farinha de rosca.

2. Na tigela grande da batedeira, junte o açúcar, o mel, a margarina e os ovos inteiros (sem a casca) e bata muito bem.

3. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois de misturar a última adição, pare de bater.

4. Junte o bicarbonato e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula ou uma colher.

5. Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.

6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura a 180°C. Coloque um alarme para apitar para não perder o tempo! Depois, abaixe o fogo o máximo que puder, no meu forno consigo colocar 140°C e deixe assar por mais 20 minutos. Nunca abra o forno com bolo antes de 20 minutos para não ficar com bolo solado! Só faça o teste do palito depois disso.

7. Para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto.

8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).

9. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. (Veja a receita a seguir.)

PARA A COBERTURA - Opção 1

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (dois frades) ou cacau em pó
1 colher (sopa) de margarina Becel azul sem sal
1 xícara (café) de leite de aveia ou leite de arroz, ou 3/4 xícara (café) de água com 1/4 xícara (café) de leite de côco

Modo de fazer
Depois que o bolo estiver pronto e desenformado, junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até ferver, mexendo algumas vezes. Se deixar ferver pouco tempo a calda fica mais líquida depois que esfria. Se deixar ferver mais, ela cristaliza em cima do bolo e cria uma camada crocante.
Fure o bolo assado em vários lugares com a ponta de um garfo e despeje a calda quente por cima.



PARA A COBERTURA - Opção 2




Cobertura:
250 ml de leite de côco
1 colher (sopa) bem cheia de cacau em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar.

Eu adicionei mais uma colher de açúcar na cobertura e fiquei misturando até ficar com aparência de brigadeiro. Delícia!



Comentários